🗓 um ano mais ou menos em crônica

tudo o que você faz é crônico

sexta feira, 25 de outubro de 2024

o tylenol sinus começa a fazer efeito. eu devia ter feito esse post ontem à noite, mas o sono, o cansaço, a sinusite e a minha indisposição não deixaram.

agora estou escrevendo a edição da newsletter em um momento inapropriado enquanto eu devia estar fazendo outras coisas — que é a sensação de sempre quando eu escrevo.

e foi assim também que surgiu o meu novo ebookum ano mais ou menos em crônicas.

um ano mais ou menos em crônica é um título que teria duplo sentido se não tivesse triplo.

primeiramente, este é realmente o resultado de mais ou menos um ano em crônicas.

comecei a escrever minha newsletter, principalmente etc., em fevereiro e a encerrei em dezembro, quando newsletters ainda eram chamadas de “newsletters”, não “substacks”. além de ser fácil fazer a conta de que de fevereiro a dezembro não dá exatamente um ano, mas é mais ou menos; minha newsletter semanal já namorava com a não-periodicidade que eu uso hoje.

depois, o “mais ou menos” entra na conta de eufemismos para 20221. daí, entre observar o copo meio cheio, ou meio vazio; eu preferi ficar absorto com as imagens disformes das manchas gordurosas do copo mal lavado. ou seja, 2022 foi um bem mais ou menos pra mim.

por fim, são “mais ou menos” crônicas, porque nem tudo o que escrevi foi crônica, apesar de tudo o que a gente faz ser algo crônico.

alguns textos até começam crônicas, mas terminam contos. enfim, a palavra “crônica” e a palavra “tempo” têm a mesma origem e como a nossa existência está amarrada ao espaço e tempo, toda obra humana é fruto do tempo e, portanto, crônica2.

se você chegou até aqui, talvez tenha interesse de ler “um ano mais ou menos em crônica” e pode pegar o ebook de graça apenas hoje (25/10/2024)3 na Amazon para o seu Kindle.

se ebook não for a sua praia e você quiser me ler fora do substack, meu livro de contos “Contos de Amor e Cansaço” está em promoção por R$25 lulinhas apenas4.

você pode fazer o seu pedido aqui.

e, por ora,

é isso.

Reply

or to participate.